Ferroviário-PI, um clube formador de talentos

Parnaíba (PI)
Ascom/RF

Dia 26 de maio de 2017, após o treino das categorias de base do Ferroviário-PI, no campo Cobrasil. Volante Andrey e atacante Kakim. (Foto/Renneé Fontenele)

O Ferroviário de Parnaíba anunciou a seletiva de 2022 para o mês de março, dia 12. Será, sem dúvida nenhuma, uma oportunidade a quem pretende ser um jogador profissional. Apesar de o clube trabalhar sem apoio, forma atletas que se destacam, como o atacante Luan (Kakim) e o volante Andrey, ambos defendendo as cores do grupo principal do Parnahyba, no campeonato piauiense desta temporada.

Dia 19 de janeiro de 2018, no estádio municipal Pedro Alelaf. As categorias de base iniciando as atividades da temporada. (Foto/Renneé Fontenele)

Formados nas categorias de base do Ferroviário-PI, Kakim e Andrey pediram, recentemente, desligamento do Parnahyba em virtude de propostas de clubes de fora do Brasil. A propósito, o presidente tricolor Rodney Spíndola ressaltou a importância do trabalho que vem sendo feito no clube e revelou sua torcida pelos dois atletas:

Dia 18 de julho de 2018. Aqui, Kakim vibra com seu gol marcado na vitória do Ferroviário-PI sobre o IV de Julho por 3 a 0, pelo Campeonato Piauiense Sub-19. O jogo foi realizado no estádio Municipal Pedro Alelaf. (Foto/Renneé Fontenele)

“Nós fazemos esse trabalho de categorias de base há muitos anos. É um trabalho sofrido, sem apoio, mas, no fundo, é gratificante porque nós revelamos atletas para jogarem em clubes do estado e em outros lugares do Brasil. Inclusive, temos vários jogadores formados por nós jogando no Parnahyba, no Fluminense-PI, no River, no estado da Bahia. Soube, e fiquei muito feliz, de que há dois jogadores no Parnahyba formados nas categorias de base do Ferroviário-PI que poderão jogar no exterior. Isso só nos dá força para continuarmos nosso trabalho, que é um projeto grandioso. Que eles (Kakim e Andrey) se tornem grandes atletas e que possam ser vendidos para outros clubes de fora do país. E o Ferroviário-PI, como clube formador dos dois, além de parabeniza-los, terá seu percentual conforme Lei,” enfatizou Rodney Spindola.

Rodney Spindola, presidente do Ferroviário-PI. (Foto/Renneé Fontenele)

Fruto de uma seletiva realizada pelo clube que o fez pertencer às categorias de base, Bagaceira é outro nome de destaque. O maranhense logo foi projetado pelo Ferroviário-PI, após sua bela apresentação disputando o Campeonato Piauiense Sub-19 de 2019. Após a eliminação do Ferrão nas semifinais diante do River, no Lindolfo Monteiro (2 a 1), Bagaceira fora contratado pelo próprio River, jogando a Copinha em São Paulo pelo River e fazendo parte também do elenco profissional do Galo Carijó teresinense.

Dia 13 de abril de 2019, no estádio municipal Pedro Alelaf. Bagaceira no jogo entre Ferroviário 1x1 Comercial pelo Sub-19. (Foto/Renneé Fontenele)

Outro nome de destaque das categorias de base é o de Lucas. O atleta do Ferroviário-PI partiu para o Fluminense-PI de Teresina ainda em 2019, inclusive sendo campeão do Piauiense Sub-19 na ocasião e marcando o primeiro gol do título pelo Fluminense-PI, quebrando a hegemonia do River.

Alber, Kakim e Lucas, no treino das categorias de base, dia 24 de março de 2018,
no estádio municipal Pedro Alelaf. (Foto/Renneé Fontenele)

Em abril de 2018, o presidente Rodney Spindola levou três atletas das categorias de base (o goleiro Marcel, o meia Vitinho e o zagueiro Alber) para a seletiva do América Mineiro (América Futebol Clube), no Centro de Treinamento Lanna Drumond em Belo Horizonte.

Em Belo Horizonte (MG), presidente Rodney Spindola, Vitinho, Alber e Gilberto, Coordenador de Capitação do América Mineiro. (Foto/Envio tricolor)

Fundado dia 6 de setembro de 1946, o Ferroviário é um dos clubes tradicionais do futebol piauiense e, inegavelmente, um clube formador de talentos, projetando jogadores, além de sua importância no contexto social de Parnaíba.

Comentários